29/11/10

Cheiras mal? E possivel que tenhas este gen


O gen do cheiro no homem




Quando o assunto é o cheiro de um homem, a fragrância -ou fedor- está no nariz de quem cheira, afirmam cientistas dos EUA. Eles sugerem que um único gene pode determinar a percepção que cada indivíduo tem de odores corporais. 

O estudo, que publicado on-line ontem na revista científica "Nature", ajuda a explicar por que o mesmo homem suado pode ter cheiro de baunilha para alguns e de urina para outros -e não ter cheiro algum para um terço dos adultos. 

"Esta é a primeira vez que um receptor ["fechadura" química celular] de odores humano é associado com a maneira pela qual nós percebemos os cheiros", disse Hiroaki Matsunami, da Universidade Duke. Ele e colegas da Duke e da Universidade Rockefeller, em Nova York, centraram o foco do estudo na androstenona, uma molécula criada quando o corpo quebra o hormônio masculino testosterona. 

A androstenona ocorre no suor de homens e mulheres, mas é mais concentrada no dos homens. A percepção de seu cheiro parece estar ligada a variações no gene que codifica o receptor OR7D4. 

"É sabido que as pessoas têm diferentes percepções da androstenona. Mas não se sabia qual era a base disso", afirmou Matsunami. 

Para descobrir, os cientistas testaram moléculas presentes no suor em diversos receptores de cheiro usados pelas células do nariz. 

Descobriram que o receptor OR7D4 reagia fortemente com a androstenona. Em seguida, partiram para testar se variações naquele gene tinham alguma influência sobre como as pessoas percebiam o cheiro da androstenona no suor masculino. 

Eles coletaram amostras de sangue e analisaram o DNA de 400 pessoas que haviam participado de um teste de percepção de cheiros no laboratório de Leslie Vosshall, na Rockefeller. 

Descobriram que são variações discretas no gene que determinam se a androstenona terá para o indivíduo um cheiro pungente de urina, um cheiro doce, parecido com o de baunilha, ou se simplesmente não será notada.

O papel da androstenona em humanos ainda não é bem compreendido, mas em porcos ela é um sinalizador sexual poderoso. 

"Há evidências de que essa substância possa modificar o humor ou níveis hormonais em humanos", disse Matsunami. "Mas não sabemos se o receptor que descobrimos participa do processo."

1 comentário:

Anónimo disse...

Esse "gen" chama-se FOETUS JUDAICUS xD
Ja falava o mestre Wagner dele :)